terça-feira, 27 de julho de 2010

Conheça o cenário onde o Fiuk comanda as rodadas do Jogo da Verdade


Pra brincar de Jogo da Verdade vale tudo. Tem quem use uma garrafa de plástico amassada, caneta e até chinelo de dedo. Mas no novo quadro do Fantástico, que estreia no domingo (1/8), não houve improviso. O visual do jogo foi caprichado pela equipe de Arte da TV Globo. Tudo muito bem pensado.

“O diretor do quadro, Frederico Neves, explicou como seria a dinâmica do jogo: eram quatro níveis de pergunta no tabuleiro, da mais simples até a mais saia-justa. A partir dessa ideia, fomos desenvolvendo a identidade visual da série. Me inspirei naquele jogo dos anos 80, o Genius”, conta o editor de arte Flavio Fernandes.

Caveira e anjo
Como a produção tinha pressa e precisava de um tabuleiro para a gravação, a primeira coisa desenhada foi a garrafa, que foi enfeitada por pontos de interrogação. Tudo bem no clima do mais novo reality do Fantástico: quais são os dilemas dos adolescentes de hoje? Em seguida, a equipe criou ícones para cada tipo de pergunta, como um anjinho para a mais leve e uma caveirinha para a mais pesada. Um sol encoberto e um cérebro ilustram as perguntas de grau intermediário, e uma televisão indica as perguntas que serão feitas para o telespectador.

“Pensamos primeiro em um diabinho para ilustrar as perguntas mais difíceis, mas acabamos trocando o ícone por uma caveirinha. Sempre tem alguma mudança do primeiro rascunho para o trabalho final”, revela Flavio Fernandes.


Uma vez o desenho pronto, outra equipe confeccionou o tabuleiro. Por último, a turma da Arte criou a vinheta, usada na abertura de cada episódio. Mas o editor de arte da Globo explica que, geralmente, o processo é diferente. “Sempre penso o logotipo com a vinheta para depois partir para os acessórios de cena. Desta vez, por conta do esquema de gravação, fizemos o tabuleiro e, a partir daqueles elementos, desenvolvemos a abertura do programa”, conta.

As gravações das rodadas do Jogo da Verdade foram feitas num restaurante em São Paulo. “Esse trabalho foi menos complicado, porque não precisamos criar um cenário completo, já que a produção usou uma locação”, diz Flavio. Nas fotos a seguir, você já pode ter ideia de como o trabalho da equipe da arte ficou bacana – e que poderá ser visto neste domingo, no Show da Vida, com o Fiuk!



Fonte: Jogo da Verdade

Um comentário: